domingo, 27 de julho de 2008

MUDANÇAS NAS PAISAGENS

Decorrem apenas alguns anos,mas os suficientes,às vezes,para se darem grandes mudanças nas paisagens. Não é de admirar,pois,que não se veja num sítio o que muitos séculos antes lá esteve. Aconteceu isso,ou por obra da natureza,ou por obra do homem,ou por obra de ambos.
Oh patrão,olhe o que eu encontrei quando andava lá a lavrar. A aiveca tropeçou nisto,veja lá. E foi o começo do renascer de uma vila romana. Lá estavam as divisórias de muitos compartimentos,dos senhores e dos servidores,os recintos dos banhos e dos lazeres,as condutas de água. Não faltava,também,o lugar de culto,não muito afastado.
Não muito longe dali,sobre material de decomposição da rocha,pela humidade,pela acção de agentes biológicos vários,pelas variações de temperatura,depositara-se um manto de areia e de cascalho, de duas ou três dezenas de centímetros de espessura,naquela ocasião,sinal de que por ali tinha andado água a rodos,durante larga temporada,lá bastante para trás no tempo.E isso,muitos quilómetros para cá da linha de costa. Uma coisa destas,teria o corrido muitíssimo antes da tal vila desaparecida.
Factos similares deram-se também,por exemplo,com templos,em que carrejos cobriram-nas com intensidade vária. É o caso de um,que hoje guarda um sem número de peças,de sucessivas épocas,mercê do trabalho de dois ou três carolas.

Sem comentários: