terça-feira, 22 de julho de 2008

TODOS CONCORDARAM

Um avôzinho sonhara que o tinham encarregado de contar uma pequenina história lá na escola onde tinha o netinho. Não podia ser grande porque os meninos tinham mais que fazer. E a pequena história que ele contaria era esta.

Quando vinha para aqui sabem quem eu encontrei? Não sabem. Pois foi o Pai Natal. Conhecem,é um velhinho, muito velho,com grande barba branca,que passa pelas casas dos meninos e das meninas,em horas de eles estarem a dormir nas suas caminhas,para lhes deixar brinquedos.

O Pai Natal fez-me um pedido. Sabia que eu vinha estar convosco e pediu-me que eu conversasse com os meninos e as meninas sobre uma coisa em que Ele andava apensar.É que,no próximo Natal,alguns meninos e algumas meninas iriam receber só um brinquedo,um só. E isto porquê?

O Pai Natal quer,desta vez,dar mais brinquedos aos meninos e às meninas que sempre têm tido apenas um ou dois,ou mesmo nem um sequer,não sabe Ele bem porquê. Coisas que acontecem,vá-se lá saber porquê.

Mas não queria o Pai Natal decidir sem os consultar. E aqui estou eu,em Seu lugar,a querer ouvi-los. Assim,os meninos e as meninas vão-me dizer se concordam ou não. Que dizem a isto? Concordam? É só este ano. Vão receber só um brinquedo para outros meninos e outras meninas terem mais. Quem quer falar?

Ninguém se atrevia a tomar a palavra. Ficaram todos muito tristes e não sabiam o que dizer. Aquilo não estava nada a agradar. Só um brinquedo.

Uma menina muito bonitinha,e,pelo que se iria ouvir,também muito boazinha,arriscou uma pergunta. É só este ano? Palavra de Pai Natal. Se é para os meninos pobrezinhos e as meninas pobrezinhas terem brinquedos que se vejam,está bem. Ficara muito pesarosa em saber que havia meninos e meninas que eram sempre esquecidos. Se tiver de ser em mais outro ano não me importo.

Como gostavam todos muito dela e todos a queriam imitar ,ficou logo ali tudo assente. Todos concordaram. Pelo menos naquela escola, o Pai Natal recebeu o apoio que desejava.

Sem comentários: