terça-feira, 20 de maio de 2008

TUDO DO AVESSO

Aquilo foi uma medonha carnificina. Esacaparam apenas alguns,uma meia duzia,se tanto,a ter em conta o exército inicial. Mas foi uma acção bélica que levou a grande gasto de esforços e de material.
É que os inimigos,além de numerosos,estavam todos muito bem entrincheirados. Tudo lhes servia,colchões de palha antiga,travesseiros de semelhante enchimento,camas de ferro,recantos vários,que a quadra era vasta. Teve de se virar tudo do avesso.
Foram horas de polvilhação,que puseram o ar quase irrespirável. Alguns pensaram,até,que ninguém sairia dali vivo. Depois,esgotados,atreveram-se uns poucos a deitarem-se. A maioria,não esquecendo a tal meia dúzia ainda alerta, para fazer das suas,não teve essa coragem. Sentaram-se,apenas,de olhos bem abertos,prontos para o ataque.
Houve uns outros,talvez três ou quatro,que não participaram na refrega. Nem entraram no teatro de operações,permanecendo lá fora,ao relento. Aquilo de percevejos,só de longe,muito longe. E assim se mantiveram. Foram mandados para casa,logo no dia seguinte.
Estavam muito doentes,coitadinhos. Precisavam de caldos de galinha e ali só tinham massa com feijão. De resto,gente que fugia de percevejos,não servia para defender a pátria.

Sem comentários: