segunda-feira, 30 de junho de 2008

DOENÇAS

Era um homem alto,encorpado,de cabeleira escassa,de fala desatada,do muito convívio. Devido a alguma surdez,que a muita idade faz das suas,a sua voz trovejava,talvez por se gostar,também, de ouvir. Era um tu pá,a cada frase. Estivera em todos os recantos de uma vasta região,por onde andara nove longos e suados anos.
As doenças que por lá havia,a malária,a tuberculose,a bilharziose. Ultimamente,aparecera por lá também a sida. Mas todas elas nada eram,quando confrontadas com uma outra,que as punha todas na sombra.
E aqui fez uma pausa,a estimular a curiosidade,este insanável apetite de saber novidades. Que doença seria aquela,que aquele senhor de revoltas cãs,tão cheio de saber,talvez só ele conhecesse?
Finda a pausa,parecia estar ele disposto a esclarecer a suspensa plateia. Essa doença maior,a única,pode dizer-se,de que essa região padece, é. Não teve tempo de acabar,pois o médico não podia esperar e chegara a sua vez. E não mais foi visto por ali. Que doença seria aquela,talvez só daquele senhor conhecida?

Sem comentários: