domingo, 22 de junho de 2008

AQUELA PERNA

Daquele alto,qual promontório entrando por mar verde,a vista era soberba. Lá estava ainda a linha do comboio. Fora por ela que ali tinha chegado,há já muitos anos,fora por ela que tinha partido,ainda mal aquecera o lugar. Mas sempre tinham sido uns largos meses,o tempo do seu primeiro emprego.
Estava ali,há já um bocado,matando saudades,quando se aproximou um velho,como ele. Não o vira ali nessa altura,ou estaria muito mudado,o que não era de espantar. Afinal,sempre morara naquela terra,só que trabalhara para outros patrões,dali afastados. Então,deve conhecer o Aleixo.
Não havia de conhecer,um moço da sua geração. Olhe,vive além. Tem andado muito adoentado. É aquela perna,que não o larga. Se quer falar com ele,vou chamá-lo. Não o incomode,coitado. Também tenho de ir andando,que se está fazendo tarde.
O Aleixo. Tivera um desastre,em moço,e ficara a coxear. Mas tinha de ganhar a vida,que as ajudas eram poucas. Não se podia era meter em grandes aventuras,pelo que se resignara. Talvez por isso gostasse mais dele,pelo que,quando precisava de colaboração,era a ele que recorria.
O irmão era muito diferente. Homem dos sete ofícios e dos sete fôlegos. Estaria ocupado o dia inteiro se não tivesse de descansar um pouco. Trabalhava à jorna e por conta própria. O tomate e o arroz não tinham segredos para ele e deve ter ido longe. Talvez o Aleixo tivesse beneficiado dessa força.

Sem comentários: