sábado, 16 de agosto de 2008

JAIME BATALHA REIS(1847-1935)

Que grande mudança de rumo a desta eminente figura da Geração de 70. De engenheiro agrónomo e engenheiro florestal do Instituto Geral de Agricultura,onde foi aluno de Ferreira Lapa e de Andrade Corvo,e professor catedrático da cadeira de Microscopia e Nosologia Vegetal,para diplomata de carreira,onde permaneceu grande parte dos seus anos,desde 1882 a 1921.


Para este desviar de agulha muito deve ter contribuído a sua amizade com Eça de Queirós. E foi precisamente por Newcastle,em 1882,como cônsul de 1ª classe,cidade que Eça de Queirós tinha deixado em 1879,que ele iniciou a sua vida diplomática.


Deve ter sido dos primeiros agrónomos,talvez mesmo o primeiro,a demorar-se em Newcastle. Outros se seguiram,como o que está por detrás de um blogue ,que anda para aí perdido,sozinho,numa floresta imensa de blogues,de muitos milhares,talvez de milhões,uns também sozinhos,outros em grupos,nos idos de 1965,por escassa meia dúzia de meses.


Para o que aí ficou,teve de se ir beber a duas fontes:Maria José Marinho(Figuras da Cultura Portuguesa) e Wikipédia. Por isso,um muito obrigado a estas duas fontes. Em relação à Wikipédia, este muito obrigado já tardava,pois várias têm já sido as incursões. Espera-se que tenha chegado a tempo. O mesmo se aplica a outras fontes. Para já, é de referir o Flickr. Aqui,tem sido mesmo um abuso. Depois, The Web Gallery of Art e a Ciudad de la Pintura. Outras fontes serão lembradas,pois conta-se ainda por cá andar mais algum tempo,sabe-se lá quanto. Espera-se que se possam ver ainda mais uns amanhãs.
De momento,last but not the least,um outro muito obrigado ao Google ,que permitiu o blogue. E não só. Um mundo de facilidades.

Sem comentários: