segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A PREFERIDA

Era uma árvore que tinha muito para contar,assim ela pudesse,mas estava incapaz de o fazer. Parecia que a morte a visitara. De vez em quando,alguns pássaros vinham pousar nos seus ramos carcomidos,mas só de fugida. Ainda assim,lembravam-lhe os anos em que se vestira de rebento novos acolhedores. Dera guarida a muitos casais,pelo que grandes alegrias colhera. A chilreada que ia por ali,animando-lhe os dias e as noites. Dera sombra a muitos mendigos,que fizeram, à sua densa sombra, grandes sonecas. Chegavam até a armar tenda sob a enorme copa.
À sua volta, havia mais árvores,mas ela era a preferida. Nunca entendera bem porquê. As outras andavam também intrigadas por tão exclusivo comportamento. Coisas que acontecem,às vezes,sem se atinar com a explicação.
Os anos somaram-se. Mas a certa altura,apsar da bondade do terreno e dos restos repetidamente deixados,a pujança de vários anos entrou em declinar. O tempo também não ajudou. Fortes e continuadas chuvas reduziram-lhe o alimento. Desabridas ventanias quebraram-lhe os raminhos mais tenros e promissores. Depois,vieram grandes secas.
A seiva corria deslavada e de fraco caudal. Os ramos entraram em definhar. Não parecia a mesma árvore de outrora. As avezinhas deixaram de a procurar,trocando-a pelas vizinhas,que tinham resistido às intempéries. Umas poucas mantiveram-se fiéis. Davam-lhe,porém,
algum alento. Mas mesmos essas acabaram,a pouco e pouco,por a abandonar. Os mendigos imitaram os pássaros,passando-lhe ao largo. Os resíduos quase nada valiam,pois os tempos iam maus.
Para piorar as coisas,os canais da seiva entupiram-se. Chegara,podia dizer-se, ao fim. O dono tinha lenha para dar e vender,pelo que nem para ela olhava. E para ali ficou,esquecida,como morta.

Sem comentários: