sábado, 13 de setembro de 2008

CÂNTIGO NEGRO

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços,e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem:"vem por aqui"!
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há,nos meus olhos,ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha Mãe.

Não,não vou por aí! Só vou por onde
Me levam os meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Por que me repetis. "vem por aqui"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos,arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

...

JOSÉ RÉGIO

Poemas de Deus e do Diabo 4ªEdição
Portugália Editora
Maio de 1955

Sem comentários: