terça-feira, 27 de janeiro de 2009

UMA TRISTEZA

Estão a perder todo o capital de simpatia que tinham grangeado por todo o seu muito grande sofrimento de há umas dezenas de ano,e não só. É ,de facto,demasiado longo o seu caminho de dor,de perseguições,de cativeiros,de expulsões,vá-se lá saber bem porquê.
A sua vida,neste peregrinar sofrido,não tem sido nada fácil há que concordar. Mas têm sabido sempre resistir. E isso deve-se,em grande parte,senão totalmente,às suas inegáveis capacidades,claramente demonstradas na sua teimosa sobrevivência e na sua alta representação nas mais diversas actividades humanas.
Mas, agora,estão a deitar fora,como não precisassem delas,a compaixão,a admiração,a consideração,a simpatia suscitadas. Parece terem querido vingar-se do muito mal que lhes têm feito,ao longo do seu trajecto penoso.
Mas escolheram um alvo,aparentemente,frágil. Um povo que também tem passado muito,desde tempos remotos. Um povo que,aparentemente,não dispõe de semelhantes virtualidades. Um povo que esqueceria traumas,antigos ou recentes,caso uma mão amiga e sábia,ali à sua beira, se lhe estendesse, para o ajudar.
Assim,não vão ter paz nunca,um modo de dizer,que o futuro de ninguém é. Os ódios vão-se acumulando,espalhando,cavando,interiorizando,clamando vingança,esse subproduto não se sabe de quê. Não bastavam já as querelas do passado cruento.
Depois,estão prestando um mau,um péssimo serviço ao Deus em que dizem acreditar. Um Deus sempre em guerras,desde tempos imemoriais. Um Deus que devia ser de abraços,de Paz para sempre. Quem é que quererá ter um Deus assim?
Depois,ainda,estão a fornecer achas aos não crentes,sobretudo,aos não crentes militantes,que os há,não se sabe quantos,que,talvez,lhes agradeçam,lá no seu íntimo,porque não esperariam ter um aliado de tal estatura.
Uma triteza,pois,tudo isto,um tudo esmagador,um tudo com ares de tudo se perder,perder mesmo o DEUS ÚNICO, o DEUS PAI DE TODOS. UMA TRITEZA TUDO ISTO.

Sem comentários: