quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

TESOURO

É dito,escreve-se,que os pobres são o tesouro da sociedade. Eles,os pobres,que os há por aí,em cada canto deste pobre mundo,aos milhões,uma montanha deles,ao ouvirem isso,porque ler,nem pensar,não querem acreditar,julgarão que estão a fazer pouco deles.
Mas caindo em si,passada a descrença,perguntarão,ele é isso? E nós que nunca tínhamos dado por tal,o que nós perdemos. Então digam-nos,digam-nos depressa,onde está ele,esse tesouro,que deve estar muito escondido,que nós nunca demos por ele,para deixarmos de ser pobres,pois já sofremos muito,um horror,que nunca passem por onde nós passámos,há tanto,tanto tempo.
Mas depois,o que viremos a ser? Ricos,muito ricos? Era tão bom que assim fosse. Ter uma boa casa,automóvel,viajar,gozar,não fazer nada. Sim,que é o que nós temos visto nalguns. Era tão bom. Digam-nos,digam-nos depressa,que não queremos passar um segundo mais o que nós
passámos.
Há mesmo gente que gosta de brincar com a desgraça dos outros. Sim, que dizer,escrever uma coisa dessas,não passa de uma brincadeira,para não lhe chamar outra coisa,e de muito,muito mau gosto. Não lembraria ao maior dos diabos dizê-lo. Já é descaramento. Um tesouro,já viram? Um tesouro,nós. Eles sabem lá o que é a pobreza,eles sabem lá. Vivem dela,é o que é. Se eles acabassem,os pobres,depois em que é que se iriam entreter,o que seria deles?

Sem comentários: