domingo, 18 de janeiro de 2009

COLHEITA DE UM DIA - I

Os meus homens,os meus funcionários,os meus pobres. Estes três meus,e outros da mesma espécie,alguém os pode ver envolvidos numa sugestão de posse,porventura de uma posse quase absoluta. Os meus...
Têm eles um nome,os possuídos,são eles pessoas,mas,acima de tudo,são eles de alguém,que a eles se referem quando é caso disso,ou mesmo não vindo para o caso. São meus,muito meus,e de mais ninguém.
Ao fim e ao cabo,dependem de alguém. Manda neles,quer sejam homens,funcionários,pobres. Fará o que deles quiser? Deixá-los-à a pão e água? Castigá-los-à,com um castigo que só ele lá sabe? Despedilos-á quando bem entender?
Tudo perguntas pertinentes dirigidas a quem costuma usar meus para designar certos homens, certos funcionários,certos pobres.

Sem comentários: