terça-feira, 15 de junho de 2010

"A FORMOSURA DE ALMEIRIM DE INVERNO"

" Almeirim deve a sua existência a um palácio que ali fez erigir em 1411 o rei D. João I e que os soberanos da dinastia de Avis habitaram,ampliando-o,e fazendo dêle uma mansão de luxo (João de Castilho trabalhou ali) onde a côrte se vinha divertir. " Era a Sintra de inverno no séc. XVI,onde,segundo se diz na Eufrosina,se estava às vezes em pilha como sardinha". D. Manuel ali passou todo o ano de 1510,parte do de 1513,os natais de 1514 e 15 e todo o período que decorreu entre Outubro de 1515 e Maio de 1516. D. João III seguiu-lhe o exemplo. No seu reinado celebram-se ali as côrtes de 1544,para juramento do príncipe D. João,pai de D. Sebastião,como herdeiro da corôa. Foi ainda em Almeirim que se reuniram as côrtes de 1580 para tratar da sucessão ao trono(vol.I,p. 48) e ali m. nesse mesmo ano o cardeal-rei,que,segundo parece,ali nascera também(1512). É nos paços da vila que Gil Vicente representa,às côrtes de D. Manuel e D. João III,grande número das suas farças e comédias : em 1510 o Auto da Fé,a Barca da Glória em 1519,a tragicomédia Dom Duardos nos desponsórios da infanta D. Isabel com Carlos V(1525),e em 1526 a farça do Juiz da Beira,a tragicomédia Templo de Apolo,o Breve sumário da história de Deus e Diálogo sobre a Ressurreição. O Cancioneiro geral de Garcia de Resende também se começou a imprimir nos paços de Almeirim,que ainda no séc. XVII faziam afluir à vila grande multidão de gente da côrte ,como se depreende da seguinte passagem de Luis Mendes de Vasconcelos no seu Do sítio de Lisboa:
"Não dissestes a formosura de Almeirim de inverno,nem a frescura de Sintra no verão,e a facilidade com que a estas partes se vai,podendo ir em bergantim pelo rio até Almeirim,vendo as praias e campos deste nosso rio...".
Hoje todo este quadro desapareceu.Do palácio nada resta. As suas derradeiras ruínas foram demolidas...no verão de 1889....."

RAÚL PROENÇA
Guia de Portugal 2º Volume
Biblioteca Nacional de Lisboa
1927

Sem comentários: