sábado, 19 de abril de 2008

LAMENTAÇÕES IV

"Que é o livro mais triste que há em Portugal!
...Fiquei sempre sequinho,amarelo,
Que nem uma tocha.
...
As oliveiras secaram,
Morreram as vacas,perdi as ovelhas,
Saíram-me os Ladrões,só me deixaram
As velas do moinho...mas rotas e velhas!
...
Ao Mundo vim,mas enganado.
Sinto-me farto de viver:
Vi o que ele era,estou maçado.
...
Basta,por Deus!vamos dormir...
...
Na vida que a dor povoa,
Há uma só coisa boa,
Que é dormir,dormir,dormir...
Tudo vai bem sem se sentir.
...
Moços do meu País!vereis então
O que é esta Vida,o que é que vos separa...
Toda uma Sexta-Feira de Paixão!
...
Nunca me houvesses dado à luz ,Senhora!
Nunca eu mamasse o leite aureolado
Que me fez homem,mágica bebida!

Fora melhor não ter nascido,fora,
Do que andar,como eu ando,degredado
Por esta Costa de África da Vida.
...
Coragem!Considera o que hás sofrido,
O que sofres e o que ainda sofrerás,
E vê,depois,se acaso é permitido

Tal medo à Morte,tanto apego ao Mundo:
A!fora bem melhor ,vás onde vás,
António,que o Paquete fosse ao fundo!
...
Antes não ter nascido. Ó morte,vem buscar-me...
...
Jesus!Jesus!Jesus!
Ah quanto foi bem pior que a tua a minha cruz!
...
Horror!horror!horror!Que miserável sorte!
...
E comparai,depois,a vossa história à minha.

Haveis de ver,então,ó Pais de nossos Pais!
Que eu hei sofrido mais na minha mocidade,
Do que sofrestes vós num século...Muito mais!
...
Que pecado Senhor!ou grande erro
No mundo cometi que me dás tantos
Trabalhos,como na África em desterro?
...

António Nobre

Sem comentários: