sábado, 19 de abril de 2008

LAMENTAÇÕES III

"De suspirar em vão já fatigado
Dando trégua a meus males,eu dormia;
Eis que junto de mim sonhei que via
Da Morte o gesto lívido e mirrado.
...
Eu venho terminar tua agonia;
Morre,não penes mais,ó desgraçado!
...
Ah!,não me roubou tudo a negra Sorte;
Inda tenho este abrigo,inda me resta
O pranto,a queixa,a solidão e a morte.
...
Camões,grande Camões,quão semelhante
Acho teu fado ao meu,quando os cotejo!
...
Ludíbrio, como tu,da Sorte dura
Meu fim demando ao Céu,pela certeza
De que só terei paz na sepultura.
...
Deus,oh meu Deus!...Quando a morte à luz me roube
Ganhe um momento o que perderam anos,
Saiba morrer o que viver não soube.
...
Já Bocage não sou!... À cova escura
Meu estro vai parar desfeito em vento...
Eu aos Céus ultrajei! O meu tormento
Leve me torne sempre a terra dura.
...

Bocage

Sem comentários: