terça-feira, 6 de julho de 2010

FAZER FIGURA

Viera para a cidade ainda era ele um moço novo,mas tivera de ser, para alivar os pais,que não sabiam para onde se voltar. De início,passou tratos de polé,o que já não era novidade para ele. Com a ajuda deste e daquele,e também dalguma sorte,lá conseguiu ter loja sua.
De vez em quando,visitava a santa terrinha,não só para mostrar que já não era o labrego que de lá saíra,mas,sobretudo,para ver se uns quintais de que ele se enamorara ainda lá estavam. Um dia,deviam ser dele.
E assim foi acontecendo, a pouco e pouco. É que lá na cidade fazia vida de pobre,pois todas as poupanças reservava-as ele para lhes pôr a sua marca. E logo que chegava,postava-se num alto, para os poder ver a todos.
Certa vez,viram-no numa partida para férias. Ia a pé,pela avenida,levando uma grande mala, das antigas. A mulher caminhava à frente,um pouco mais leve. Podia ter chamado um táxi para os levar ao comboio,mas nem pensar nisso. Isso era para gente rica ou desgovernada.
Era lá,na santa terrinha,que ele tinha de mostrar quanto valia,não ali,na cidade. Ali,era para forrar,para passar mal. Para ,depois,ir lá gastar,à vista de todos. Era lá que estavam alguns da sua criação. Era lá que ele tinha de fazer figura.

Sem comentários: