quinta-feira, 9 de outubro de 2008

TORRÃO,ALCÁCER DO SAL - PORTUGAL


Ele já ouvira falar de Torrão*,a terra de Bernardim Ribeiro,o autor de Menina e Moça. Por dever de ofício,passara a cruzá-la com frequência. Não seria isto suficiente para,mais tarde,não se esquecer dela. Pois nunca mais a esqueceria.
Aconteceu que,nessa altura,os anos que já lá vão,ter aparecido por ali uma espécie de José do Telhado. De vez em quando,lá fazia uma das suas. O local preferido era uma garganta,a seguir a uma curva,na estrada para Ferreira do Alentejo.
Assim,sempre que por lá tinha de passar,pois não havia alternativa de jeito, quem pagava era o acelerador. Tudo isto junto,sobretudo,a garganta,a lembrar os desfiladeiros de alguns filmes e o que lá ocorria,ficou impresso,parecia que para sempre.

*"....,e D. Manuel deu-lhe foral em 1512. ...merece referência especial a igreja matriz,de portal manuelino,encimado pelo escudo nacional,o interior de três naves de arcos em ogiva sôbre colunas oitavadas e tetos de madeira. No cruzeiro e capela-mor lindo padrão de azulejos policromos,a branco,amarelo e azul. Na sacristia várias tábuas."

RAÚL PROENÇA
Guia de Portugal 2º Volume
Biblioteca Nacional de Lisboa
1927
Imagem do Flickr,by Portuguese_eyes Estátua de Bernardim Ribeiro

Sem comentários: