sábado, 24 de abril de 2010

TEORES DE SÓDIO EM SOLOS REGADOS

Com a rega,há tendência para uma acumulação de sais no solo. Isto,não só pelos sais dissolvidos na água de rega,como pela possibilidade,nalguns casos,da subida de toalhas freáticas salinas. Esta acumulação,como se sabe,pode ser nociva às culturas e aos solos, por induzirem toxicidade , dificultarem a absorção de nutrientes, por via do aumento da tensão osmótica,por deteriorarem as propriedades físicas dos solos.

Assim,é de toda a conveniência ir acompanhando com análises apropriadas os solos que estão a ser regados. Neste sentido,aproveitou-se a instalação de dois luzernais,sujeitos a vários cortes anuais,com a duração de quatro anos,instalados em solos de aluvião.

Os teores(mg/100 gramas de terra) que se apresentam, dizem respeito apenas ao sódio(solúvel e de troca),o elemento,aliás, mais pertinente na matéria em causa.

Ensaio 1
Camada 0-20cm:fim do 1ºano-22,5;fim do 4ºano-17,9
Canada 20-40c: fim do 1ºano-22,1;fim do 4ºano-20,9

Ensaio 2
Camada 0-20cm:início do 2ºano-10,8;início do 4ºano-14,8
Canada 20-40cm:início do 2ºano-14,1;início do 4ºano-18,7

Como se vê,os teores de sódio são muito semelhantes no Ensaio 1. Quanto ao Ensaio 2,nota-se uma ligeira subida,mas com valores abaixo dos analisados no Ensaio 1,talvez por serem teores iniciais. No Ensaio 1, foi possível ver que os teores cresceram com as regas,descendo,depois,por lavagem da água das chuvas. De qualquer modo,a luzerna mostrou-se pujante,com muito agrado,julga-se, das vacas que a comeram.

Sem comentários: