sábado, 13 de junho de 2009

LIBERTAÇÃO

Contavam os mais velhos uma história que tinham ouvido de outros mais velhos,uma história que se perderia nos muitos recuadíssimos tempos. Essa história dizia que em tempos muito lá detrás,existia um reino,muio vasto,e muito poderoso,talvez como aqueloutro onde nunca o sol se punha,que estava atavessando uma muito má hora,coisa que se vinha tornando cada vez mais feia,por via,dizia-se,de uma certa ideia que dera em espalhar-se por lá,como fogo em mato seco,por tudo que era canto,sobretudo,nos cantos mais cantos,onde certos ouvidos não iam.
E a ideia referia-se lá a uma libertação,que os dos muitos cantos não percebiam bem o que era,o que ouviam era libertação. E era serem libertados o que eles mais aspiravam,pois tinham sido sempre escravos,pois já os seus pais e os seus avós muito lá para trás nem sabiam o que era outra coisa.
Ora o rei gostava muito de ser rei,e rei todo-poderoso,não estava nada interessado,nem ele,nem mesmo um escravo que,por artes mágicas,se tornasse rei,que era o que ele mais desejaria,lá por coisas,ora o rei,dizia-se,que não era parvo algum,resolveu seguir um muito sábio conselho,que é o que reza assim,"se não podes com eles, junta-te a eles".
Abençoado conselho,não podia ele,o rei,ter seguido um melhor. Foi remédio santo. Devia era tê-lo tomado há muito mais tempo,que assim teria evitado muitos aborrecimentos.

Sem comentários: