quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SEM FÓSFORO NADA FEITO

É baixo o teor de fósforo tanto nos solos,como nas águas dos oceanos,havendo vestígios dele no ar. O fósforo é,porém,como bem se sabe, um elemento essencial à vida,pois entra na estrutura de moléculas fundamentais,como os ácidos nucleicos,DNA e RNA,o ATP,armazenador de energia,e fosfolípidos, das membranas celulares.
Como tem sido possível com tais teores haver vida continuada? Os oceanos como que se têm bastado a si mesmos,por uma constante renovação do fósforo,mercê da decomposição,sobretudo,de fitoplancton,pela continuada vinda de água de rios,pela queda de poeiras.
Nos solos,a situação tem sido muito diferente. Muito fósforo tem saído dos solos pelos produtos dele retirados,e uma grande parte tem ido para as águas de drenagem e para os esgotos
Para assegurar a alimentação,de pessoas e animais,tem sido necessário recorrer a adubos,a partir de jazidas de fosfatos,que se têm exaurido. Perante tal perspectiva,há que tomar medidas,que têm sido implementadas,como seja a procura de mais reservas de fosfatos sedimentares,pedir a colaboração de microorganismos dos solos para incrementar a sua disponibilidade,poupando adubações, fertilizar mais racionalmente e emprego de resíduos.
Tudo isto,na certeza de que sem fósforo nada feito.

Sem comentários: