segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A PROPÓSITO DO ÓXIDO NITROSO

Um dos gases de efeito de estufa é,como se sabe,o óxido nitroso(N2O). Este gás é produzido por algumas vias,entre as quais se contam a combustão da gasolina e do gasóleo,e a redução de nitratos.
Ora,quando se faz referência a nitratos,alguém podia ser levado a pensar que o seu uso na agricultura deveria ser limitado,ou,até,banido.É claro que isso seria um muito mau proceder,porque, sem esse uso, os nitratos que as terras
naturalnente têm não dariam para as encomendas.
Ora as plantas sempre precisaram de nitratos,porque sem eles nada feito. São nitratos que vêm directa,ou indirectamente,de materiais orgânicos dos solos,ou a eles adicionados,caso dos estrumes,são nitratos derivados do azoto atmosférico fixado por microorganismos,como bactérias em associação com as raizes de leguminosas,são nitratos resultantes do ácido nítrico,dos relâmpagos e das chuvas.
Quer isto dizer que uma parte do óxido nitroso que anda por aí na atmosfera provém de factos da natureza,não havendo volta a dar-lhe. Pode dizer-se ainda que o azoto atmosférico não começou a ser fixado com o advento da agricultura. Isso já vinha sendo feito desde que apareceram leguminosas a hospedar nas suas raizes bactérias fixadoras de azoto atmosférico,o que foi uma sorte,pois os relâmpagos e as chuvas não davam conta do recado.

Sem comentários: