terça-feira, 25 de março de 2008

PIOR A EMENDA QUE O SONETO?

É bem conhecido o entusiasmo que vai por aí,por alguns sectores. O milho está em maré alta. O milho,e não só. Outros "primos" o acompanham. É que deles se pode engendrar etanol. E este é capaz de substituir a gasolina. Não é isto coisa de espantar,pois na constituição de ambos figuram o carbono e o hidrogénio. Até lixo orgânico serviria. Até ervinhas também-o etanol da celulose.
Mas todas as moedas têm duas faces. E há quem diga,com as suas razões,que não se vai lucrar nada com esta troca,antes pelo contrário. Caso para dizer que seria pior a emenda que o soneto.
Depois,o milho e outros"primos" fazem muito jeito nas dietas. Ficando mais caros,por via de uma maior procura,e outras vias,estão-se mesmo a ver as complicações que daí vão resultar. Para o comum dos mortais,para quem os governa,qualquer que seja o canto em que façam pela vida.
Mas ,muito pior do que isso,vai ser um caso muito sério acudir aos famintos. Encarecendo ou rareando o milho e outros"primos",caberá menos a cada um ou até nada,o que seria uma calamidade ainda maior.
Depois ,há quem afirme,com as suas razões,que os gases de estufa não minguarão,antes pelo contrário. É o caso de um estudo de cientistas de uma das mais prestigiadas universidades dos EUA,a Princeton.
Enfim,uma carga de trabalhos. Aos curiosos,resta-lhes ver desfilar o cortejo. Mas o Homem é capaz de muitas habilidades. E pode ser que surja uma que a todos satisfaça,não logo,que há sempre interesses,resistências,mas não muito tarde.
Talvez o hidrogénio seja o desejado,quem sabe? Há quem aposte nele. Para já,já há projectos. Um
deles,é um barquinho islandês de lazer que sulcará os mares gelados em observação de baleias. Uma pilha de hidrogénio o moverá. Outro,é uma série de autocarros para turistas que cruzarão as artérias de Londres.

Sem comentários: