domingo, 30 de março de 2008

O DIABO TECE-AS

A mulher morrera-lhe já há uns anos,mas ele nunca dera mostras de se ter conformado. A cada passo,carpia copiosamente junto de amigos e de conhecidos de qualquer data. Só esperaria que a morte também o levasse.
Mas nunca se diga que desta água não beberei. E assim,sem aviso prévio,dá segundo nó. Desta vez é que era para o resto dos seus dias. A senhora tinha casa posta,pelo que se desfez daquela onde vivera largos anos com a muito chorada defunta. Desfez-se também dos tarecos,que seriam supérfluos e,talvez,lembrassem a outra,o que não era conveniente.
O diabo tece-as,porém,frequentemente. E decorridos escassos meses,o segundo nó desatou-se,não porque ela se tivesse finado,mas simplesmente porque assim decidiram.
E agora? Casa como a primeira,de renda antiga,onde é que ele a iria arranjar? Não teve remédio,se não alugar um quarto,um modesto quarto,pois a magra pensão não dava para mais.
Novamente o invadiu uma grande tristeza,onde se cruzariam,pelo menos,o ressentimento e a contrição Alguém insinuou que teria havido ali intervenção da que se vira substituida. Lá onde estaria fizera as suas queixas e fora atendida. Para que lhe servisse de emenda. Traições destas não se toleravam.

Sem comentários: