sábado, 28 de fevereiro de 2009

PET LAMBS

Do Flickr,by tigerweet

Author title

UM LOBO SEM CARA DE LOBO

Do Flickr,by Eric Bégin

THE BRIDGE TO SPRING

Do Flickr,by WisDoc

Author title

"HOW CAN PM 2.5 AFFECT MY HEALTH?

"Particles in the PM2.5 size range are able to travel deeply into respiratory tract,reaching the lungs. Exposure to fine particles can cause short-term health effects such as eye,nose,throat and lung irritation,coughing,sneezing,runny nose and shortness of breath...."

www.health.state.ny.us/environmemtal/indoors/air/pmq_a.htm

ABSORÇÃO DE CO2 PELOS OCEANOS

" The ocean less effective at absorbing CO2 emitted by human activity". É o título de uma informação de 16 de Fevereiro de 2009 do Centre National de Recherches Scientifiques(CNRS),respeitante ao Southern Indian Ocean.

NÚMERO DE TÍTULOS DE AUTORES PORTUGUESES NA BRITISH LIBRARY E NA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE STANFORD(EUA)

António Nunes Ribeiro Sanches 16 e 2

Armando Cortesão 58 e 16

Damião Peres 28 e 15

Francisco de Holanda 25 e 6

Joel Serrão 44 e 19

José Agostinho de Macedo 106 e 4

José Pedro Machado 43 e 11

Luciano Cordeiro 50 e 9

Luis de Albuquerque 56 e 17

Luis António Verney 6 e 1

Mário Tavares Chicó 7 e 1

Orlando Ribeiro 37 e 10

NADA MAIS

Ele era rico,muito rico,tão rico que era caso para dizer que não sabia o que tinha,ainda que muito pouco se gozasse dessa riqueza. Mas o certo é que muito rico era,não querendo deixar de o ser,porque assim é que se sentiria bem.
Era também muito agarrado à crença de que viria cá,ao mundo em que lhe coubera vir,tantas vezes quantas as que fossem precisas para atingir o limite das perfeições,embora ele nunca dissesse que perfeições eram essas.
Porque era ele muito dado ao respeito,todos lhe respeitavam essa crença,mas,uma vez por outra,dois ou três lá lhe iam dizendo que o que ele devia fazer era aperfeiçoar-se de uma vez por todas,pois tinha só uma oportunidade para isso.
Ele,porém,teimava na sua crença,sabe-se lá porquê,talvez,também,por só se sentir bem assim,tal como com a sua muita riqueza. De resto,podia ele lá deixar perder uma crença destas,pois teria também a crença de que continuaria sempre muito rico,porque de outra maneira não teria graça nenhuma.
Mas o estranho era ele não estar disposto a gozar-se daquilo que tinha. Estaria só satisfeito por assim ser,ou melhor,por assim ter,nada mais.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ARMANDO GASPAR INSECTARIUM - XIII

















From the blog OLHARES DA NATUREZA




FINE PARTICLES (PM 2.5)

"Fine particulate matter(PM 2.5) is an air pollutant that is a concern for people's health when levels in air are high. PM 2.5 are tiny particles that reduce visibility and cause the air to appear hazy when levels are elevated. Outdoor PM 2.5 levels are most likely to be elevated on days with little or no wind or air mixing. The New State Departments of Health(DOH) and Environmental Conservation(DEC) alert the public by issuing a PM 2.5 Health Advisory when PM 2.5 concentrations in outdoor air are expected to be unhealthy for sensitive groups."

www.health.state.ny.us/environmental/indoors/air/pmq_a.htm

O PAGO

Naquela manhã,por sinal muito carrancuda,ele apareceu com uma cara muito sorridente. Nunca tinha ele sido visto assim. Também não era para menos. É que ele julgava ter feito uma grande
descoberta.
Já há tempos que ele andava a pensar numa coisa assaz intrigante relacionada com o acumular. Porque é que o acumular era um acumular sem destino? Porque não se chegava a um já basta?
Afinal,a coisa era simples,até uma criança,deixando lá as suas intermináveis brincadeiras, dava com a solução.
É que os antepassados,os tais da arrancada,coitados,não sabiam para onde se voltarem,por serem muitos os inimigos que os importunavam,as intempéries e os bichos maus. Para deles se livrarem, refugiavam-se em cavernas,não sabendo nunca por quanto tempo. Assim,vá de as atafulhar o mais que pudessem,se possível,feitas umas contas,até que fossem desta para melhor,quer dizer,onde não tivessem que fazer pela vida.
Muita coisa se estragaria,que ainda não havia o que apareceu depois,lá muito para diante,mas isso seria como que o pago de terem segura a vida por algum tempo.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

VOZ PLENA DE TERNURA

O homem não sabia o que havia de fazer à vida. Ainda um dia faria um disparate,que era caso para isso. Um sonho terrível não o largava,sem descanso. Seguira conselhos de amigos,cumprira receitas de médicos,mas nada resultava. O maléfico sonho teimava em atormentá-lo.
Mas de que se tratava? Um coro de lamentações de milhares,talvez de milhões,vindo do fundo dos séculos,de todos os tempos,instalava-se na sua pobre cabeça,
permacendo nela horas sem termo. Aqui e ali,uma voz mais potente fería-lhe os tímpanos como um dardo bem afilado.
Que fizera para tal tormento merecer? Alguém aventara que talvez o mal estivesse relacionado com a posição que ele vinha tomando acerca da construção de uma volumosa reserva de água que daria um grande jeito a muita gente. Coisas que se inventam.
O certo é que, um dia,o tormento disse adeus,parece que para sempre. E isso acontecera,constou,
por o clamor do assustador sonho ter dado lugar a uma vozinha de criança,que dizia ter sede,muita sede. A mãe,muito pesarosa,respondera-lhe que água não tinha porque a única fonte secara de vez. Ainda a mãe não terminara,uma outra voz fez-se ouvir,uma voz plena de ternura,a dar-lhes esperança,que muita chuva estava para chegar,chuva que apagaria o pó dos caminhos,ensoparia a terra e daria vida às fontes.
Foi aquilo remédio santo. Os sequiosos passaram a ter nele um amigo.

DE NÉLSON JAHR GARCIA

"Apaixonado pela Internet,criei este site dedicado à comunicação persuasiva,inclusive reproduzindo obras clássicas relacionadas direta ou indiretamente ao tema. Todas as obras são de acesso gratuito. Estudei sempre por conta do Estado,ou melhor da Sociedade que paga impostos,tenho obrigação de retribuir ao menos uma gota do que ela me proporcionou."

www.ebooksbrasil.org/eLibris/nelsonjahrgarcia.html

ARTIGOS MAIS LIDOS EM JANEIRO DE 2009 NO PNAS

Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA(PNAS)
Os seguintes 5 artigos figuram entre os 50 mais lidos.
1 - Vitamin C and cancer revisited
2 - Global temperature change
3 - Environmental ,economic,and energetic costs and benefits of biodiesel and ethanol biofuels
4 - On the anthropogenic nitrogen
5 - Irreversible climate change due to carbon dioxide emissions

MÁSCARAS DA ÁSIA











No Museu do Oriente. As imagens foram retiradas do blog
MARIA PUDIM (TERÇA-FEIRA,FEVEREIRO 24,2009),que inclui muitas mais.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Um romance de Machado de Assis que se pode ler em eBooksBrasil. Inclui-se uma biografia do autor,que nasceu em 1839 e morreu em 1908.

PARQUE ORNITOLÓGICO,LOUROSA - PORTUGAL





Do Flickr,by Nuno's Photo Warehouse

SUPER-HUMANIDADE

"...O que Teilhard de Chardin espera do futuro difere radicalmente ,portanto,da antecipação nietzschiana. Enquanto Nietzsche com a sua teoria do Super-Homem(concebida quer biològica quer èticamente) tinha apenas em consideração o indivíduo e não ostentava senão desprezo pelas idéias comunitárias,nós vemos que Teilhard de Chardin - sem subestimar no entanto o valor da personalidade individual - coloca o verdadeiro remate da humanidade no plano da harmonia e da unificação social. Nietzsche tinha também tomado uma certa teoria evolucionista como ponto de partida,mas é evidente que esta era notòriamente mais estreita e mais superficial que aquela a
que nos conduziu a ciência contemporânea. Enquanto que Nietzsche proclamava um
super-homem, Teilhard de Chardin confia antes numa super-humanidade. Enquanto o primeiro prega o orgulho e o egoísmo como virtudes supremas,o segundo prega a solidariedade e o amor universais.... "

N.M.WILDIERS
Teilhard de Chardin
Editorial Presença
1965

PIORES CARTAS

Parecia andar por ali o diabo à solta. As cenas eram a repetição,a bem dizer,de muitas outras do passado longo,ali ou nos mais variados cantos. Já quase não traziam novidade a quem as estava observando de longe,a coberto. Sim,porque quem nunca sentiu na pele uma coisa daquelas não sabe bem,ou melhor,não sabe mesmo nada do que verdadeiramente acontece em tais infernos.
Afinal,porque se estava violentando aquela gente? É que os campos,com o andar dos tempos, tanto se estremam que,a páginas tantas,dá-se o que era de prever. Tudo aquilo era,de facto,facilmente previsto,mas não dá para parar de ambos os lados.
As coisas acabaram por se recompor,pois não há mal que sempre ature,como lá diz o povo,o bom povo. A paz dava mostras de ter voltado. Tudo ou quase tudo decorria como se nada de grave tivesse acontecido,ainda há pouco,mas isso era só aparente. Algumas cinzas ainda se viam e algumas feridas não haviam meio de sararem totalmente. E,assim,a pouco e pouco,quase sem se dar por isso,as nuvens negras vão-se acumulando,e,a dado momento,sem aviso ,estala de novo a trovoada.
E assim,de trovoada em trovoada,lá vão caminhando,ficando uns para trás antes do tempo. Há quem diga que nestas andanças intermináveis paga o justo pelo pecador, muito em particular as criancinhas e os velhinhos. Mas tirando estas e estes,há quem se atreva a atribuir a culpa a todos,porque os do meio,as maiorias,dum lado e doutro,tendem a comportar-se de igual modo. E o resultado não varia. Vão-se mais depressa os que têm piores cartas neste jogo.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ARMANDO GASPAR GARDEN - VI

















From the blog OLHARES DA NATUREZA




MANEIRA DE CONTAR

"O Mundo seria absurdo se não houvesse,no comêço do comêço,na origem das origens,o Criador e o Pai. Surgiram desentendimentos graves entre apologistas e homens de ciência. Os primeiros se sentiam obrigados a interpretar a narrativa bíblica da Criação como se a intenção da Bíblia fosse elaborar um comunicado científico. Custaram alguns a entender que o essencial a salvar - ontem,hoje e sempre - é a presença do Criador e do Pai. O mais é maneira de contar ao alcance de todos.
De certo modo,as histórias aos quadradinhos e as grandes montagens tiveram,na Bíblia,percursora honrosíssima...."

D.HÉLDER CÂMARA
Revolução Dentro da Paz
Editôra Sabiá
1968

OCASIÕES DE FRACASSO

"Os nossos pais amam-nos,porque somos seus filhos,é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso,isso pode parecer irrelevante,mas nas ocasiões de fracasso ,oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar"
Bertrand Russell
NETSABER FRASES

FILHOS SEUS SÃO

Ele não tinha procuração de DEUS,pois claro,bem entendido,mas armara-se em mais um SEU defensor,vá-se lá saber porquê. Coisas que acontecem,como por acaso. Afinal,coisas que têm acontecido sempre,pois este "avariado" mundo tem estado sempre a pedir que acudam por ele. E quem o pode consertar está-se mesmo a ver que é QUEM o criou.
Dera-lhe para ali,pois,e não havia nada a fazer para o desviar. Devia ter endoidado,certamente,
coitado dele,era o entendimento geral. Seria da idade,que ele já estava vendo,muito próximo,terras de além. Ele ouvia,ou adivinhava,o que era muito simples,pois ao alcance de uma criança,mas era o mesmo que nada,e teimava na sua,que ele não estava molestando,nem um bichinho,que também tem direito à vida. Podia ter-lhe dado para fazer coisas feias,de bradar aos céus,e até pôr o maior diabo de boca aberta,muito triste, por não se ter lembrado delas,e isso é que não,apsar delas,pasme-se,merecerem os aplausos de muita gente. Vá-se lá entender essa gente.
O que ele,pois,se entristecia,quando ouvia dizer,ou lia,que DEUS não existia,ou que tinha morrido,e isto,pasme-se,outra vez,nas calmas,como se tratasse da morte de um qualquer,como se este mesmo qualquer fosse um qualquer,um que não interessava,por não ter um tostãozito de seu.
Quanto a existir,o DEUS,bem entendido,ele não o podia provar,até uma criança o diria,visto não serem precisos estudos para o dizer,de resto,é certo,ele nunca O tinha visto,ainda que haja muito coisa para aí que ele nunca viu,mas existe,que muitos o podiam afirmar.
Era lá uma crença,não como há muitas,pois esta é especial,mais do que isso,é vital. Uma crença com muito boas pernas para andar,mas isso não é agora para aqui chamado. De resto,voltando um bocadinho atrás,também não se podia provar,o que era a sua consolação,que ELE não existia. Quanto ao estar morto,tinham de o mostrar bem mostrado,sem nada na manga,apontando para ELE nesse estado em que dizem ELE estar.
Mas parecia coisa de muito perguntar, e de muito admirar, porque alguns,não se sabe quantos,sabe-se lá o que vai lá por dentro de cada um,se por fora é o que se sabe,O negavam ou O consideravam morto,o que,neste caso,não seria nada mau,porque admitiriam que ELE teria,alguma vez, existido?
É que esse admirar tem plena justificação,e por uma razão muito simples,ainda que cheia de muita tristeza. É que com DEUS é o que se vê e o que se viu,pelos muitos anos que têm ido,o que seria sem ELE? Nem pensar nisso,numa tragédia dessas,de pôr o PRÓPRIO DEUS a chorar mais do que tem chorado. Sem DEUS,a quem recorrer? Ficava-se para aí entregues a si mesmos,eles ou elas,que nada fizeram para se fazerem. Estavam todos,sem excepção,bem arranjados. Mas DEUS não lhes levaria a mal e lá lhes deitaria a mão para eles e elas não se perderem,recebendo-os a todos,sem excepção,que todos,mas todos,repete-se,filhos SEUS são.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

EMPEROR PENGUIN

Do Flickr,by ASOC Pictures

Stéphanie et al.
Demographiic models and IPCC climate projections predict the decline of an emperor population
Proceedings of the National Academy of Sciences of United States of America
February 10,2oo9

BLUE WHALE

National Geographic

"OCEAN OF PURE GOLD

Do Flickr,by A-D-Y-B
Author title.

OCEAN CLOSED


Do Flickr,by Marty(S)

OXYGEN HOLES

Matthias Hofmann and Hans-Joachim Schellnhuber

Oceanic acidification affects marine carbon pump and triggers extended marine oxygen holes

Abstract

Rising atmospheric CO2 levels will not only drive future global mean temperatures toward values unprecedented during the whole Quaternary but will also lead to massive acidification of sea water. This constitutes by itself an anthropogenic planetary-scale perturbation that could significantly modify oceanic biogeochemical fluxes and severely damage marine biota. As a step toward the quantification of such potential impacts,we present here a simulation-model-based assessment of the respective consequences of a business-as-usual fossil-fuel-burning scenario where a total of 4,075 Petagrams of carbon is released into the atmosphere during current millenium.... Because mineral ballast ,notably CaC03, is found to play a dominant role in carrying organic matter through the water column,a reduction of its export fluxes weakens the setrength of the biological carbon pump. There is ,however,a third effect with severe consequences: Because organic matter is oxidized in shallow waters when mineral-ballast weaken,oxygen holes
(hypoxic zones) start to expand considerably in the oceans in our model world - with potentially harmful impacts on a variety of marine ecosystems.

Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America,
February 13,2009

domingo, 22 de fevereiro de 2009

FOG IN THE PARK

Do Flickr,by laurenz
Do Flickr,by autan

Do Flickr,by Revo_1599


HEALTH COSTS OF AIR EMISSIONS

Climate change and health costs of air emissions from biofuels and gasoline
Jason Hill,Stephen Polasky,Erik Nelson,David Tilman,Hong Huo,Lindsay Ludwig,James Neumann,Haochi Zheng and Diego Bonta

Abstract

Environmental impacts of energy use can impose large costs on society. We quantify and monetize the life-cycle climate-change and health effects of greenhouse gas(CHG) and fine particulate (PM2.5) emissions from gasoline ,corn ethanol,and cellulosic ethanol. For each billion ethanol-equivalent gallons of fuel produced and combusted in US,the combined climate-change and health costs are $469 million for gasoline ,$472-952 million for corn ethanol depending on biorefinery heat source(natural gas,corn stover,or coal) and technology,but only $123-208 million for cellulosic ethanol depending on feedstock(prairie biomass,Miscanthus,corn stover,or switchgrass). Moreover,a geographically explicit life-cycle analysis that tracks PM2.5 emissions and exposure relative to US population shows regional shifts in health costs dependent on fuel production systems. Because cellulosic ethanol can offer health benefits from PM2.5 reduction that are of comparable importance to its climate-change benefits from GHG reduction,a shift from gasoline to cellulosic ethanol has greater advantages than previously recognized. These advantages are critically dependent on the source of land used to produce biomass for fuels,on the magnitude of any indirect land use that may result,and on other as yet unmeasured environmental impacts of biofuels.

Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America ,February 2,
2009

sábado, 21 de fevereiro de 2009

A HORTA

Do Flickr,by Anguskirk

O TRABALHO

Já viram isto? Farta-se uma pessoa de trabalhar lá na horta,ao sol,à chuva,como calha, para haver hortaliça que chegue para tanta gente,e vai-se a ver só se ganha para meia dúzia de pirolitos,daqueles do antigamente,que agora só dá para uma garrafinha de coca cola.
Ao contrário,há para aí uns sujeitos que,se não puseram isto como está,como nunca esteve,dizem,que eu cá não sei dessas coisas,que a minha política é o trabalho,assim me ensinou a minha mãezinha,que Deus já lá tem em sossego,também não avisaram que ia estar,pois tinham mais em que pensar...

BEM SABIDO

Como é bem sabido de todos,mesmo os que andam mais distraídos,quanto mais os que sabem muito bem o que querem,fazendo tudo,mas tudo para o ter,que assim é que se sentem felizes,senão era uma morte,mais valia não os terem posto cá,o que seria uma sorte,para eles mesmo,como é bem sabido dizia-se,para não dizer outra coisa,o que talvez fosse melhor,cada um que cá foi posto,ainda que sem ser convidado ou perguntado,tanto faz,tem atrás de si uma correnteza de gente de todo o tamanho,certamente de mais de um canto,sabe-se lá de que canto,ao sol,à chuva,ao frio,de chão de terra,de chão coberto de alcatifas,enfim,de um canto qualquer.
E sendo assim,querendo saber coisas,daquelas que se quer,porque de outras não vale a pena,ninguém ligava,era melhor estar quietinho,muito quietinho,embora isso não agradasse a muita gente,que o que é preciso é a gente mexer-se,agitar-se,mostrar vitalidade,pois o contrário seria uma traição à vida,que se quer bem vivida,alegre,bem disposta,sem incomodar o vizinho,que precisa muito de dormir,de descansar,pois se farta de trabalhar,pois tem lá em casa muitas bocas a pedir pão.
Afinal,onde é que se ia? Onde é que se havia de ir? Pois claro,na família. Na mãezinha,na avózinha,no primo do tempo de um Dom Primeiro,de um outro primo amigo do Viriato,de boa memória,de mais atrás até,que isto é mesmo muito velho.
Enfim,é bem sabido,mesmo dos poucos sabidos,quanto mais dos muito sabidos.

LITERATURA PORTUGUESA NA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE HARVARD(EUA)

1 - Record 2 out of 2240
Author : Antunes,António Lobo ,1942 -
Title : Conhecimento do Inferno. English
Title : Knowledge of hell / Antonio Lobo Antunes ;
translated from Portuguese by Clifford E. Landers.
Published : ( Champaign) : Dalkey Archive Press, 2008

2 - Record 5 out of 2240
Author : Costa Esteves, José da
Title : La littérature portugaise contemporaine : Le plaisir
du partage / José Manuel da Costa Esteves ; preface de Paula Morao.
Published : Paris : Harmattan, 2008

3 - Record 9 out of 2240
Author : Marinho, Maria de Fátima
Title : History and myth : the presence of national myths in
Portuguese literature / Maria de Fátima Marinho.
Published : Munchen : Meidenbauer, 2008

CO2 CAPTURE,SEQUESTRATION & UTILISATION

Uma reunião que terá lugar em Benjing,China,a 5 e 6 de Março de 2009. Trata-se de uma reunião no âmbito de um projecto a nível mundial que tem por título Carbon,Capture and Storage(CCS).

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TODA ROTA

Não era aquele um sítio qualquer,era mesmo um de alta excelência,um dos melhores do mundo no seu ramo de actividades. Quem ali trabalhava parecia estar interessado apenas no que estava a fazer.
Queriam eles lá saber de luxos,de mobiliário,de coisas assim. Contanto que não lhes faltasse o essencial,que eram livros e revistas das especialidades,e aparelhagem,o resto não interessaria ou interessaria pouco.
Assim,um que lá se deslocara para bisbilhotar,não teve outro remédio senão sentar-se numa cadeira toda rota,que uma ainda mais rota reservara-a o grande chefe para ele.

UTOPIAS

O perigo está em perder o amor às utopias.
JÚLIO DINIS

ARMANDO GASPAR INSECTARIUM - XII
















From the blog OLHARES DA NATUREZA





LISTAS DE PARAÍSOS

Vêm na Web. O que para ali vai. Quase um em cada canto,a cada esquina. Uma tentação. De A a Z. O diabo deste dinheirinho,que sem ele não se podem comprar melões,e não só.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CORN FOR ETHANOL

WASHINGTON(Reuters) - U.S. corn used to produce ethanol will increase in 2009/10,but beyond that,growth is forecast to slow with demand mirroring changes in gasoline consumption,
the Agriculture Department said on Thursday.
Thu Feb 12,2009 5.04pm Est.
From the Web:feeds.reuters.com/

MACIEIRAS EM FLOR

Do Flickr,by Tony Spencer
Do Flickr,by faeparsons

Do Flickr,by beautifulcataya


TALVEZ

"A luz fazia outrora resplandecer toda a superfície das coisas,e eu fruía imediatamente tudo. Agora ela parece ter sido absorvida. A película das cores e dos lugares aborrece-me mortalmente. O que amo já não se vê. E é assim,sem dúvida,que em todos os homens se prepara a migração de uma esfera para a outra. O que nos faz amadurecer e morrer é essa atracção para outra zona. Coincidirá o envelhecimento dos nossos corpos efectivamente com um desprendimento natural das nossas almas? Talvez."

PIERRE TEILHARD DE CHARDIN
Cartas de Viagem
Portugália Editora
1969

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CEREJEIRAS EM FLOR

Do Flickr,by jcolman
Do Flickr,by Woodenship

Do Flickr,by jcolman


IMENSA MÚSICA DAS COISAS

"Que Deus me conceda sempre a graça de ouvir e de fazer que os outros ouçam até à embriaguez a imensa música das coisas".

PIERRE TEILHARD DE CHARDIN
Cartas de Viagem
Portugália Editora
1969

O AZAR

Se eu soubesse,chorava ele grossas lágrimas,que um riacho faziam. Se eu soubesse. Mas porque nasci eu assim? Se calhar,se me tivessem perguntado,lá nos começos dos começos,era capaz de não enjeitar o que se me oferecia. Mas eu sabia lá, nessa altura,o que me esperava? A prenda era tão linda. Quem é que iria dizer não,e não,assim não quero? Fique para outro,coitado.
O azar que ele teve o de ter nascido rico. Nasceu e continuou,assim rico. Sendo assim,criou hábito de rico. Mas como se sabe,o hábito é uma segunda natureza,e a natureza é muito exigente,muito ciosa. E agora?
Olha, agora,não há nada a fazer. Ainda se te tivesse dado para distribuir o muito que tens,nem sabes o que tens,pelos pobrezinhos,ainda se dava um jeito,mas como não o fizeste,já sabes,ou devias saber,que o aviso era de acordar um morto. Não ligaste,pensavas que não era contigo,olha,agora,nem sei bem o que te vai suceder,que,às vezes,as ordens mudam. Mas até nova ordem,já sabes o que te espera,escuso de to dizer. Que grossa partida.

MISTÉRIOS DA VIDA

Num país lá muito longe,lá para o fim do mundo,viveram em tempos muito recuados,quase esquecidos,duas irmãs,que eram muito diferentes,mas só por fora,que, por dentro,pode dizer-se, eram a cópia uma da outra. Uma delas,era alta,de pele clara,forte,de olhos muito azuis,com grande trunfa muito loura. A outra,muito ao contrário,como já se disse,era baixinha,magrinha,de olhos muito negros,de cabeleira cortada à rapaz. Os narizes eram aduncos,lembrando aves de rapina.
Desde crianças,invejavam-se mutuamente,vá-se lá saber porquê. Talvez por isso,vestiam-nas de
vestidos iguais,davam-lhes bonecas e outros brinquedos iguais,e assim por diante. Lá foram crescendo,crescendo,sempre nesta igualdade,tinha de ser,se não era o diabo,e um dia,no mesmo dia,que elas assim exigiram,casaram. Neste sério passo,é que não foi possível a igualdade,vá-se lá saber,outra vez,porquê. Mistérios da vida. Mas a fortuna bafejara-as,há coisas assim,mais outro mistério. Os dois maridos eram de primeira apanha,cada um lá no seu género,mas do melhor,tanto por dentro,como por fora.
A vida das duas lá se foi desenrolando,mas sempre,sempre,na mesma igualdade,sobretudo no grande ter,naquele ter que se vê,mesmo à distância. O que uma apanhava,vinha outra logo a correr apanhar coisa igual,tinha de ser igual,se não era o diabo. Para não haver sarilhos,de que elas gostavam muito,mas era feio,não ficava bem,começaram a fabricar as coisas de que elas gostavam muito iguais,sem faltar nada.
Houve uma altura em que parecia ir haver paz,quer dizer, o diabólico sentimento de inveja tinha ido dar uma grande volta. Sucedera isso quando atingiram um certo cume,donde as duas,parecia-lhes,ter o vasto mundo ali a seus pés. Mas foi aquilo sol de pouca dura. Não tardou que a guerra voltasse de novo,como tinha sido antes,a sua natural forma de estar,de ser. E assim ficaram para sempre,um sempre com fim,que não havia nada a fazer.

O PAU E O PÃO

O senhor Joaquim era um homem bom,muito humilde, que se contentava com muito pouco. Nascera já assim,fora sempre assim,dizia ele que não tinha culpa de ser assim. Tinha,porém,lá as suas teimas. Quando embirrava lá para um lado,ninguém o conseguia demover. Eram as suas fixações,ou como lhe quisessem chamar,que ele não se importava,estava por quase tudo.
E então que fixações eram essas,ou lá o que aquilo era? Eram duas,a bem dizer. Uma delas, parecia indicar que ele acreditava em Deus. Ora vejam lá,se não parecia mesmo isso. Dava,a cada passo,sobretudo quando ninguém o ouvia,muitas graças ao Criador por ter nascido pobre. Ele não dizia porquê,mas ele lá teria as suas razões. De resto,nunca ninguém se lembrou de lhe perguntar,o que foi uma pena,porque,sabe-se lá,podia ter brotado dali a mezinha para tanto mal. A outra,era assim como que uma adivinha. Ora vejam lá se não era. Que o que eles,nunca dizia quem eram eles,precisavam era de um pau na mão,e na outra o pão.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

DESPRENDIMENTO DE GELO NA PENÍNSULA ANTÁRCTICA

Um sector da plataforma de gelo Wilkins,na península antárctica,começou a desprender-se,como consequência do aquecimento global,segundo informou um grupo de investigadores do Consejo
Superior de Investigaciones Científicas(CSIC).
Do ELPAÍS.com,17/02/2009

PALAVRAS BONITAS

Palavras,muitas palavras,formando biombos,por trás dos quais se escondem,enganam,se enganam,se embrulham. Para quê? Sabe-se lá,sabem lá.
Palavras bonitas,catitas,elegantes. Que jeito eles têm,que jeito. Que alegria os inunda,transborda,
quando as vêem alinhadas,querendo dizer coisas. Que coisas? Nem eles sabem,coitados,nem eles sabem,deu-lhes para ali. Saiu aquilo,como poderia ter saído outra coisa. É que eles não estão sós. Há mais gente,que vai também dizendo coisas. E eles não podem ficar calados perante essas coisas.
Está,afinal,tudo dependente dessas coisas. Afinal,são reacções a acções,que ontem foram umas,hoje são outras,e assim por diante. É a vida,a vida que não há meio de mudar. Uma vida de estímulos,porque há os outros,que não deixam de dizer coisas,e eles têm de ouvir uma resposta,ou se têm. Isto não é só deles,isto não é da Joana. Pois não. Então de quem é? Alguém sabe?

RIBEIRO SANCHES

"Um dos maiores entre os"estrangeiros",nasceu em Penamacor,filho de um cristão-novo abastado daquela vila,em 1699,e morreu em 1782. Estudou medicina em Coimbra e Salamanca. Fugindo do ambiente mental do país,embarcou para Génova e daí para Inglaterra,onde estudou durante dois anos a medicina. Depois,foi aperfeiçoar-se com Boerhave em Leide. Em 1731 era recomendado por Boerhave para ir trabalhar na Rússia,onde reinava então a imperatriz Ana Ivanovna. Colocado em Moscóvia,ali depressa se prestigiou. Em 1735 era médico dos exércitos,função em que se manteve durante seis anos. No regresso,a imperatriz nomeou-o clínico do nobre corpo de cadetes. Mantinha então correspondência aturada com muitos sábios da Europa,sendo sócio correspondente da Academia das Ciências de Paris...."

ANTÓNIO SÉRGIO
Prosa Doutrinal de Autores Portugueses
Portugália
1965

PEDRA DE DIGHTON


Em New England,Berkeley,Massachusetts,EUA.
Imagem,by Robert Ellis Cahill.
Da Wikipedia:Pedra de Dighton. Cópia das inscrições.
Atribuída,entre outros,a navegadores portugueses.

DUPLAMENTE GRAVE

Absolutamente nenhum. Grave. Profundo. Grave. Duplamente grave. Isto está mesmo grave.
Palavras. Words.Palavras. Words. Servem para tudo. Para tudo. Uma palavra salvaria o mundo. Quem estará disposto a pegar nela,e fazer dela um estandarte,e pegar nele,indo por esse pobre mundo de enganos e desenganos?,levantando-o bem alto para que todos o vissem,e o seguissem...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CACHOEIRAS DO BANRISUL,ITAARA RS - BRASIL

Do Flickr,by CLUBE TREKKING SANTA...

PARA DAR E VENDER

Não era o ouvem-se tambores ao longe,mas sim rumores de estrondosa cachoeira. Era isto de esperar. É que em tempos de carestia,aquela nascente comportava-se como se a chuva andasse por toda a parte, a ensopar vales e encostas,e não andava,ainda que a pedissem,que a coisa estava a ficar feia.
Pois naquela altura,era o que se estava vendo e ouvindo. E de tal maneira,que se não desviassem as águas para as profundezas,haveria ali uma inundação de todo o tamanho. De onde virá tanta água,admirava-se alguém que tal coisa nunca tinha visto? É que se estava ali num alto. Pois é,é que há altos ainda mais altos,e o sistema de vasos comunicantes é uma realidade.
As hortas que por ali haveria nos belos tempos. Aquela era água para dar e vender. E não só hortas,jardins também,cheios de amenidades,de sombras,de frescura apetecida em tardes e noites de verão.

SETAS

O que vai por ai,minha nossa senhora,o que vai por aí. Só nestes três últimos meses,a contracção que se deu em certa riqueza. E ainda há pouco atirava setas alguém por uma coisa,a bem dizer, de nada,quando confrontadas as duas desgraças. Já é vontade de atirar setas.

HOMEM PALEOLÍTICO

"Instalados durante dez dias numa pequena estalagem das estepes,a uns 50 km a leste de
Ning-Hia,recomeçámos as escavações do lar humano paleolítico achado a 23 de Julho. Resultados: mais de 300 kg de pedras talhadas,algumas verdadeiramente muito belas no seu género. É um verdadeiro êxito,tanto mais que os fósseis não só nos permitem estudar a estratificação mas também fixar a antiguidade do nível. Afinal de contas,enquanto há três meses nada se sabia sobre o homem paleolítico do Norte do Himalaia,encontrámo-lo agora em três pontos,numa faixa de 350 km. É importante....."
Ning-Hia-Fu,30 de Setembrode 1923

PIERRE TEILHARD DE CHARDIN
Cartas de Viagem
Portugália Editora
1969

NÃO IMPORTA

Sofreste muito?,pois muito viveste. Terá escrito Raul Brandão,ou outro,de igual craveira,ou não,não importa. Sofreste muito?,pois muito viveste.

AMIZADE DE UM DIA

Devia ser coisa muito urgente,a atinar no que se estava vendo. Um carro estava parado,em plena avenida,em plena hora de começo de trabalho. Aquilo era um businar de ensurdecer. Lá dentro do carro,um jovem,que não havia meio de parar a conversa com o seu velho amigo, por quem ele tinha de velar,pois queria que ele chegasse aos cem ou mais,o que ele estava disposto a assegurar,pela sua muita experiência no prolongar de vidas.
Era uma amizade de um dia,nem tanto,mas a amizade não tem idade. Tinham-se conhecido numa de casa atafulhada de gente,que era dia de feira. Venha para aqui,que a gente encolhe-se,onde cabe um,cabem dez,pois então. E ali ficaram à conversa,que ele tinha mezinhas para todas as mazelas,de que o seu novo amigo estava cheio.
Eles que esperem. Enquanto eu não acabar de dar novas indicações aqui a este meu muito amigo,não os deixo andar,tenham paciência,aprendam comigo a lição,que primeiro está a amizade,estas coisas assim.

ETERNOS ESQUECIDOS

Ora o que lhes havia de contecer àquelas duas varandas,àquelas duas promessas de horas bem passadas. Ali abandonadas,não se sabe até quando. Mereciam melhor sorte,elas que se tinham preparado para terem muita gente a debruçar-se delas,gozando o panorama que se abre a seus pés.
O tempo vai fluindo,o tempo vai-se escapando,deixando as suas marcas,que nelas bem ficam impressas. E são portas a quererem ficar sempre abertas,convidando a entrar para lá dentro fazer o que lhes apetecer,até pintar,e mais coisas. E são vidros,a rezar pela sua integridade. Enfim,é o aproximar do fim,quando ainda se não começou.
O que teria acontecido?,é a intrrrogação que paira por ali. Talvez vontade de mostrar serviço,quem sabe?,sem os devidos cuidados,sem um estudo prévio da procura. Sim,que nem todos estão dispostos a debruçarem-se de varandas. Elas esperam,cheias de paciência,que mais não podem fazer,agarradas ainda a uma esperança de dias melhores. Não quereriam,
certamente,entrar para o rol dos eternos esquecidos.

HERÓI

Ninguém é herói para o seu criado de quarto.

Da Web:Provérbios Portugueses e Brasileiros.

A BELEZA DOS GRANITOS





Da Web: eurasian.in/granite/

domingo, 15 de fevereiro de 2009

QUE BOM

Já viram,já pensaram em certas vidas?,vidas ancoradas,vidas arrimadas,não como outras vidas,vidas desamparadas,vidas do salve-se quem puder,vidas entregues à bicharada.
Já viram,já pensaram que vida é essa?,vida acabada,preenchida com frivolidades. Sabe-se bem que essas vidas não foram consultadas,estão cá,como podiam não estar,vieram sem lhes perguntar se queriam vir. É assim como uma espécie de depois logo se vê. E assim,já que cá estamos, vamos vivê-la. Vidas que se esgotam,que se consomem e que consomem coisas,para empatar,para entreter.
Ainda para mais,quando são vidas bem instaladas,bem alicerçadas,bem condimentadas,bem providas daquilo para que todos correm, o sua majetade o dinheiro,o rutilante dinheirinho,o consolador dinheirinho. Ainda bem que me calhou a mim tê-lo,sabe tão bem,ainda bem. Como eu tenho pena,muita pena,dos que o não têm,esses infelizes. É a vida,é a vida.
Mas ainda bem que o tenho em quantidade,ali sempre à disposição. É só ir lá ao cofre,que ele está lá muito bem guardado,contra todos os perigos. Está lá bem seguro,posso dormir descansado. Deitar-me tarde,levantar-me quando me apetecer,se não me der para isso,ficar lá no quentinho,muito quietinho,depois,que uma pessoa tem de comer e beber,sair mesmo de lá,lá do quentinho,e depois,ficar de papo para o ar o resto do dia,sem fazer nada,a não ser comer outra vez,claro,para se ficar forte,para se poder ir onde apetecer,o que não faltam são sítios,uns quaisquer,tanto faz,que a mim tanto se me dá. Que bom.
Deus foi mesmo meu amigo,não me posso esquecer de lhe agradecer,muito,muitíssimo,que isto assim não pode ser para todos,não dá. Devem se ter comportado muito mal,para Deus os esquecer,os enjeitar. Eu não,eu sou exemplar,eu mereço,e até muito mais. Ainda bem que me lembro disso,para a próxima vez,hei-de protestar,e tanto,que Ele não terá outro remédio senão ouvir-me e fazer justiça.
Mas,agora estou eu a pensar. Mas mereço porquê? Que fiz eu para merecer? Boa pergunta que estou a pôr a mim mesmo. Ah,já sei,esta minha cabeça que lhe dá para se esquecer,às vezes, de coisas essenciais,coisas muito importantes. Já sei. São as esmolinhas,porque se fossem esmolas grandes ficavam ricos,assim como eu,o que não podia ser,são as idas aos cabeleireiros unisexo,que é mais giro,são as idas aos bancos,para ver se o dinheirinho não voou,são as passeatas,uma rica fonte de empregos,cá e lá,são as revistas,são as festas,eu sei lá,depois digo o resto quando estiver para isso. Ai, estou tão cansado,não sei o que é isto,querem ver,querem ver que vou adoecer? Ah,já sei,já me lembrei de mais outra fonte de empregos. As idas aos médicos,a todos,que eu quero chegar aos cem,e talvez aos duzentos,que estes médicos cada vez sabem mais, que a vida deles é terem muitos doentes,senão como é que se governavam?Comigo,podem ficar descansados,que não os largo.
É tão bom viver,ter dinheiro,descansar,dormir,não ter de ir para o emprego,tão bom. Não me posso esquecer de Deus,que foi muito meu amigo. Eu também merecia. Tenho feito tudo para não O desiludir,tudo.

JAPANESE DOLLS




From the Web - Exhibition "Under the cherry tree" - Vienna Hofburg